Internet das Coisas - IoT

O curso em Internet das Coisas foi criado com o cuidado de prover um embasamento conceitual sólido que permita ao aluno apreender com maior confiança os rápidos avanços tecnológicos a que está sujeita a área de redes de computadores.

Conheça também o curso de Formação de Especialista de Redes de Computadores e o curso de Extensão em Nuvens e Virtualização de Redes.

Inscrições 2023

Período: 01/09/2022 até 05/02/2023

Procedimento: Preencher um formulário que será disponibilizado em breve e fazer o upload dos documentos que seguem no final do preenchimento:

  • RG e CPF
  • Currículo
  • Diploma e Histórico de Graduação (frente e verso)
Pré-requisito: Nível superior completo

Processo de Seleção:
  • Critério de seleção: Análise de Currículo
  • Resultado: Os inscritos serão informados por email sobre o resultado da seleção e procedimentos para a matrícula
  • Data da divulgação do resultado: 20/02/2023
Aulas

Duração do Curso: 03/04/2023 até 21/11/2023

As aulas acontecerão 100% online, durante a semana (segunda a sextas-feiras) das 19h30 às 21h30, através da plataforma Google, com um total de 207 horas.


Inve$timento

O valor total do curso pode ser pago, através de boleto bancário, de 2 formas:

8 parcelas de R$ 606,38, sendo a primeira com vencimento em 27/02/2023
À vista no valor de R$ 4.851,05, com vencimento em 27/02/2023

Calendários

CALENDÁRIOS 2023 - EM BREVE

CALENDÁRIOS 2022 (As aulas acontecerão 100% online)

Disciplinas

Cada disciplina ficará sob a responsabilidade de um ou mais professores do corpo docente do Curso mas poderá também ser ministrada por qualquer outro professor, mediante aprovação interna. Ao professor da disciplina compete ministrar aulas, sanar dúvidas e aplicar avaliações de desempenho.

  • INF-0505 - Introdução às Redes de Dados Sem Fio : Carga Horária: 18
  • Professor: Omar Carvalho Branquinho
    ‣ Descrição da Disciplina

    Ementa: Apresentar ao aluno os conceitos básicos de sistemas sem fio, direcionado para projeto, abordando conceitualmente: camada física e MAC. Analisar sistema de antenas e as condições de propagação em diferentes ambientes. Realizar o linkbudget (balanço de potência) para o projeto de rede de dados sem fio, considerando: antena, meio de comunicação, potência de transmissão, sensibilidade. Estudar redes locais sem fio. Realizar experimentos com redes reais em laboratório.
    Objetivo: Estudo dos conceitos básicos de redes sem fio e as principais tecnologias que as implementam.


  • INF-0518 - Técnicas para Aprendizado de Máquinas para Redes de Computadores : Carga Horária: 27
  • Professor: Allan Mariano de Souza
    Professor: Nelson Luis Saldanha da Fonseca
    ‣ Descrição da Disciplina

    Ementa: Técnicas de aprendizado supervisionado e não supervisionado para detecção de ataques e comportamentos suspeitos em redes. Desenvolvimento de uma aplicação baseada em aprendizado de máquina para intrusion detection system (IDS). Trabalhos práticos em laboratório.
    Objetivo: Implementação de técnicas de aprendizado de máquina aplicada a redes de computadores usando linguagem Python.


  • INF-0530 - Deep Learning para Redes de Computadores : Carga Horária: 27
  • Professor: Allan Mariano de Souza
    Professor: Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
    ‣ Descrição da Disciplina

    Ementa: Técnicas de aprendizado em profundidade e orientadas a dados de logs (redes neurais, redes neurais profundas, redes convolucionais, redes recorrentes), registros e sensores para predição de tráfego de rede e detecção de ataques e comportamentos suspeitos em redes. Desenvolvimento de uma aplicação para intrusion detection system (IDS) e predição de tráfego de rede utilizando deep learning. Trabalhos práticos em laboratório.
    Objetivo: Implementação de Deep Learning para redes de computadores utilizando TensorFlow e Keras.


  • INF-0534 - TCP/IP Prático : Carga Horária: 27
  • Professor: Sidney Pio de Campos
    Professor: Oswaldo Franzin
    ‣ Descrição da Disciplina

    Ementa: Protocolos da camada de enlace (Ethernet, Wi-Fi, STP). ARP e RARP. Protocolo IPv4 e IPv6. ICMPv4 e ICMPv6. TCP, UDP, fragmentação de IP e tunelamento. DNS em IPv4 e IPv6. Análise dos protocolos e tráfego de rede com ferramentas de monitoração.
    Objetivo: Capacitar o aluno no entendimento das funcionalidades dos componentes de uma rede e o impacto no desempenho de aplicações, gerenciamento e suporte. Orientá-lo na identificação dos principais requisitos para futuros projetos de redes considerando as características das aplicações e o melhor uso dos recursos dos componentes e infraestrutura de rede, utilizados.


  • INF-0536 - Princípios de Operação e Projeto de Sistemas IoT : Carga Horária: 18
  • Professor: Jonathas Evangelista da Silveira
    ‣ Descrição da Disciplina

    Ementa: Organização de sistemas embarcados na IoT. Características de hardware. Controle do ciclo de trabalho (duty cycling). Interfaces de software e sistemas operacionais para IoT. Medição e estimativa do consumo de energia. Gerência de baterias e coleta ambiental de energia (energy harvesting).
    Objetivo: Apresentar uma visão geral sobre software e hardware em sistemas IoT.


  • INF-0537 - Programação de Sistemas Embarcados para IoT : Carga Horária: 27
  • Professor: Daniel Ludovico Guidoni
    ‣ Descrição da Disciplina

    Ementa: Introdução aos sistemas embarcados em rede. Conversão analógica digital e digital analógica. Sensores analógicos e digitais. Barramentos digitais. Exercícios práticos com sensores e atuadores em plataforma embarcada Arduino (ex: hardware Arduino ou simulador Tinkercad).
    Objetivo: Capacitar o aluno para operar e programar sistemas embarcados na Internet das Coisas.


  • INF-0538 - Tecnologias de Comunicação em IoT : Carga Horária: 18
  • Professor: Eduardo Coelho Cerqueira
    ‣ Descrição da Disciplina

    Ementa: Padrões de comunicação para IoT. Protocolos de camada física e enlace na IoT. Conectando as coisas à Internet e roteamento em IoT. Protocolos de transporte na IoT: TCP e UDP. Protocolos de aplicação na IoT. Plataformas de comunicação para interoperabilidade. Exercícios práticos com rádios de comunicação em plataforma embarcada real.
    Objetivo: Prover uma visão dos principais protocolos, plataformas e modelos de comunicação na IoT.


  • INF-0539 - Projeto de IoT : Carga Horária: 27
  • Professor: Luis Fernando Gomez Gonzalez
    ‣ Descrição da Disciplina

    Ementa: Projeto, desenvolvimento e teste de um protótipo de sistema em IoT, com componentes de Hardware e Software, integrando dispositivos, serviços e protocolos abordados nas disciplinas anteriores. O sistema será demonstrado para alunos e professores ao final do curso.
    Objetivo: Integração do conhecimento adquirido ao longo do curso através do projeto e desenvolvimento de um sistema completo de IoT.


  • INF-0550 - Computação em Nuvem I : Carga Horária: 18
  • Professor: Luiz Fernando Bittencourt
    Professor: Islene Calciolari Garcia
    ‣ Descrição da Disciplina

    Ementa: Evolução da computação (grades, SOA, utility computing, nuvens). Modelos de serviço (IaaS, PaaS e SaaS). Introdução à virtualização. Virtualização de servidores. Aplicações e serviços em nuvens (Big data, multimídia). Introdução a projetos e programação de aplicações em nuvem (ex: map-reduce, web-scale arquitectures). Modelos de tarifação, introdução à virtualização, virtualização de servidores.
    Objetivo: Apresentar uma visão geral sobre a computação em nuvem.


Docentes

O corpo docente do Instituto de Computação da UNICAMP é composto por cerca de 50 professores, sendo a grande maioria com grau de doutor obtido em universidades conceituadas no exterior e no Brasil. Dentre eles, estão diretamente envolvidos no Curso de Extensão de Internet das Coisas: Islene Calciolari Garcia, Luiz Fernando Bittencourt e Nelson Luis Saldanha da Fonseca.

Completam o corpo docente do curso: Allan Mariano de Souza (Instituto de Computação - Unicamp), Antonio Alfredo Ferreira Loureiro (Departamento de Ciência da Computação - UFMG), Daniel Ludovico Guidoni (Universidade Federal de São João Del-Rei), Eduardo Coelho Cerqueira (Instituto de Tecnologia - UFPA), Jonathas Evangelista da Silveira (Instituto de Computação - Unicamp), Luis Fernando Gomez Gonzalez (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento - Konkerlabs), Omar Carvalho Branquinho (Faculdade de Engenharia Elétrica - PUC), Oswaldo Franzin (GPr Sistemas) e Sidney Pio de Campus (Faculdade de Engenharia Química - Unicamp).